O Aquavitality Ammonia Reduction, composto biotecnológico nitrificante altamente especializado, degrada a amônia nos viveiros reduzindo o efeito tóxico da amônia e do nitrito, além de ser formulado para eliminar a amônia através do processo biológico conhecido como nitrificação.
Ação: A nitrificação se dá em duas fases: a nitrosação e a nitratação. Ambas ocorrem em pH pouco alcalino e na presença de microorganismos.
A nitrosação ocorre na presença de bactérias Nitrosomonas. Dessa forma, a amônia (NH4+) e o oxigênio (O2) na presença de bactérias específicas, resulta em nitrito (NO2) + hidrogênio (H) + água (H2O).
A nitratação, ocorre na presença das bactérias Nitrobacter. O hidrogênio associado ao nitrito (NO2), dependendo da temperatura e com pH baixo, pode resultar em HNO2 (ácido nitroso) mas, em situação de equilíbrio, o nitrito (NO2) é oxidado, na presença de bactérias específicas, resultando nitrato (NO3).
A amônia orgânica não ionizada (NH3), oriunda da degradação da matéria orgânica, é muito tóxica para organismos aquáticos, já o nitrito (NO2), é tóxico em altos níveis e carcinogênico, quando faz parte de certos compostos (ação sinergética – um composto aumentando a ação tóxica do outro).
O nitrato (NO3), é sem dúvida o melhor estado para encontrarmos o nitrogênio, por se de imediata assimilação pelos organismos, como as algas. A princípio não é tóxico podendo também servir como fonte alternativa de oxigênio e nitrogênio para a vida durante períodos de baixa concentração de O2.
A efeito nitrificante do Ammonia Reduction impede que os compostos tóxicos do nitrogênio alcancem concentrações que tenham como consequência o comprometimento do desempenho dos peixes.
Aplicação em viveiros escavados:
Para peixes e camarões: 2 litros a cada 10.000 m² (semanal);
Na região Sul, entre maio e agosto, 3 litros por hectare (semanal).
Sem comentários no momento