Criadores do Oeste de SC se preparam para tradição de consumo de peixes na quaresma

Criadores do Oeste de SC se preparam para tradição de consumo de peixes na quaresma

Os produtores de peixe do Oeste catarinense estão otimistas com a quaresma. A expectativa é vender 50 toneladas do alimento na Feira do Peixe Vivo, que ocorre na Semana Santa em Chapecó. Enquanto o evento não ocorre, os criadores vendem a mercadoria em mercados menores.

Na quaresma, muitos católicos substituem a carne vermelha por pratos à base de peixe. Pensando nisso, o criador Almir Barp aumentou a produção de três pra cinco toneladas. E o objetivo é vender tudo.

"Um peixe de qualidade, um peixe bonito, com a qualidade diferente. A carpa-capim, pacu, a gente vai ter a carpa prateada, carpa húngara, traíra também, né. Esperamos que a gente que consiga oq que a gente levar, vender", disse o produtor Almir Barp.

A família dele é uma das participantes da Feira do Peixe Vivo. No ano passado, o evento vendeu, entre todos os produtores, 45 toneladas. Em 2019, a feira ocorre em 17 de abril.

Enquanto o evento não ocorre, os criadores aproveitam as feirinhas espalhadas por Chapecó. O movimento tem sido intenso. O produtor Euclides Menegatti afirma que as vendas dobraram.

"Outros anos era quase 12 a 15 toneladas, eu espero, tenho a expectativa de atingir ou ultrapassar também, que a gente trabalha pra isso", disse.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/campo-e-negocios/noticia/2019/03/07/criadores-do-oeste-de-sc-se-preparam-para-tradicao-de-consumo-de-peixes-na-quaresma.ghtml?fbclid=IwAR3JiwiU3mG1W9aCXSzQgyV-fD-pgpgBDyt9DDy9Di0keGkyHefqPYZug5g