O negócio: A piscicultura é o da criação de peixes, esta modalidade cresceu muito nos últimos anos e já está presente em muitas propriedades rurais. O ambiente de cultivo deve ser corretamente monitorado e controlado, desde o momento do povoamento dos peixes até o momento da colheita (despesca).
Mercado: Os principais mercados são os frigoríficos de pequeno e médio porte, pesqueiros e a venda direta ao consumidor. Lembrando que para a modalidade de venda direta o produtor deverá entrar em contato previamente com a Secretaria de Agricultura e a Vigilância Sanitária de seu município.
Localização: A localização do empreendimento deverá permitir a chegada periódica de insumos de produção (ração, alevinos, calcário, energia elétrica), bem como de mão de obra e acessibilidade aos compradores.
Exigências legais e específicas: O primeiro passo é buscar orientação sobre as normas regulamentadoras da sua região, busque a Emater ou outro órgão de extensão de seu Estado, que de acordo com o porte do empreendimento poderão realizar os trâmites de maneira gratuita (produtores da agricultura familiar).
Caso deseje um implementar um projeto comercial, prestamos todos os serviços de projeto e consultoria ambiental a nível municipal, estadual e federal: falecom@criandopeixe.com.br
Infraestrutura: Inicialmente deverão ser avaliados a água (qualidade e quantidade), os solos e vegetação do local, topografia do terreno e os fatores climáticos da propriedade. Apesar de existirem cultivos em áreas marinhas e em braços de rio (tanques rede), a maneira mais comum de trabalhar é a construção de um viveiro escavado (lagoa) ou tanques elevados (geomembrana).
Espécies: Para estabelecer qual espécie será criada, devemos realizar uma pesquisa de mercado. Posteriormente teremos a indicação da espécie com características zootécnicas (resistência, crescimento, conversão alimentar) mais adequadas a nossa região. Os peixes mais indicados para iniciar são a tilápia, a carpa comum, carpa colorida e lambari.
Em uma piscicultura comercial não podemos abrir mão da utilização de aeradores e bombas para renovação de água quando necessário. Outros equipamentos importantes utilizados no manejo de peixes são: oximetro, pehagametro, kit colorimétrico, disco de secchi e tarrafas para biometria.